29/08/2014

29


Cartaz da Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Zambujeira

Porque hoje é 29, o banho valeu (e ainda vale) por nove, e as memórias são para ser desenterradas para que os mais novos delas saibam, vai esta nota com duas (três) fotografias alheias que também cumpre uma promessa vaga feita há anos.

Faz hoje 47 anos, na Zambujeira, um dos autocarros que levava banhistas foi quase parar à praia quando a estrada era ainda de terra até lá abaixo. Não morreu ninguém mas houve quatro dos vinte e um feridos que ainda foram passear a Lisboa.


Imagens caçadas aqui e acolá. Das quais gostaria de conhecer o nome do autor ou do curador, informação que a rede não está acostumada a proporcionar. Notícia do DL de 30 de Agosto, do arquivo da Fundação Mário Soares

25/08/2014

Memória

Já há anos escrevi sobre isso aqui no blogue.
Sobre a necessidade de deixar em pedra o nome das desgraças. Que elas são pontos de memória viva dos que estavam e serão pontos de memória contada dos vindouros.
Em Lisboa não há uma placa com a data de 1 de Novembro de 1755 na sua toponímia.
Em Lisboa não há uma placa com a data de 25 de Agosto de 1988 na sua toponímia.
Sugiro que seja aplicada a propósito no lado direito daquelas escadinhas que não existiam antes de tal data. Entre o 27 e o 29 da Rua do Carmo segundo o mapa da Lisboa Interactiva. Entre o 27 e o 31 segundo as fotografias do Google.




clicar para ampliar