8 x 10
9
11 anos bastaram para, mais dia menos dia, mais milhar menos milhar, adicionarmos 1000 milhões de criaturas ao rebanho humano.
Qual será a percentagem de jornalistas que ao afirmarem que a população mundial atingiu hoje o número de 8 mil milhões se apercebem de que se trata de um dia simbólico em que um algoritmo qualquer atribui esse valor aos habitantes da ecúmena?
Vi até uns que afirmaram que tal tinha acontecido pouco depois do meio dia!
Ainda que a curva da população pareça estar a crescer com uma derivada com tendência decrescente, não é decerto menos preocupante esse crescimento.
A exaustão de recursos, o estrago no habitat e a pressão das migrações de zonas superpopuladas e de fracos recursos para o mundo mais desenvolvido prometem um cenário muito pouco agradável se o travão ao crescimento não for accionado com alguma força.
Não se vislumbram grandes preocupações a respeito, antes se apela para o crescimento.
por MCV às 13:32 de 15 novembro 2022 
Telefonemas
Cada vez mais é improvável conseguir-se junto dos prestadores de serviços um canal escrito –
e-mail por exemplo – sem duvidosas limitações de caracteres mas com intrincados passos até que se lá chegue. Talvez por haver grandes limitações na escrita de quem seria suposto responder-nos – especulo.
O certo é que a maioria das respostas que se obtêm por escrito destas instituições são
chapassete – um somatório de banalidades e de conselhos pueris mesclados com pouca informação relevante, as mais das vezes repetindo passo a passo a nossa reclamação.
Fujo dos denominados
call center como o diabo da cruz.
A probabilidade de ter que dialogar com um ser irracional é tremendamente grande.
Há pouco, obrigado que acabei por ser a tal, encontrei uma criatura que não sabia ou não queria entender a diferença entre condições contratuais gerais e consições contratuais particulares.
Alegava em contrapartida que me ia enviar um estafeta – era esta a sua argumentação.
por MCV às 11:04 de 14 novembro 2022 