26/07/25

25/07/25

Irracionais

O facto de estarmos dependentes de uma série de animais irracionais gera situações como a da aplicação SNS24: foi actualizada e pelo vistos mal testada. Resultado: não funciona.

24/07/25

EXIF*

Esta coisa de querer identificar o local quase exacto de cada fotografia começou para mim com as máquinas digitais.
Às fotografias em papel atribuía-lhes apenas o nome da localidade ou da estrada e o mês e o ano. Foi assim durante mais de 30 anos.
Quando a máquina que comprei desatou a carimbar invisivelmente a data e a hora em cada foto, desatei eu a querer ser mais preciso na localização. Com o Google Street View consegui anos depois recuperar a localização aproximada das “chapas” que ia batendo. Foi e ainda é, que não está concluído, um passatempo desafiante.
Recordo-me particularmente desta fachada em Alicante da qual tinha apenas a certeza de que haveria de se situar em certa zona da cidade, a hora a que fora flagrada e as sombras bem recortadas que haveriam de ser a chave para o alinhamento da rua, dado o dia do ano.
Se não foi a que mais trabalho me deu, foi decerto a que mais gozo me deu a descobrir.
Ando por estes dias às voltas com fotografias de há quase vinte anos a fim de lhes dar uma morada e um número de polícia. Confiando na memória e nos atributos da máquina que são só a hora e o dia.
Agora que as máquinas mais modernas e os telefones quase todos gravam a localização e outros parâmetros. Ainda que por vezes o façam com um erro considerável.



*EXchangeable Image File format é o nome que dão aos metadados das fotografias digitais – coordenadas esféricas, data, hora, altitude, etc.

20/07/25

Imagens que surdem directamente dos sonhos



Déjà vu.