Interlocutores
Há, basicamente, duas espécies de interlocutores na Administração Pública: os capazes e os incapazes.
Aos capazes podemos dar conta do nosso caso por extenso. Interpretarão as nossas dúvidas e as nossas pretensões sem dificuldade e orientar-nos-ão para a solução.
Aos incapazes só podemos dar conta parcial e muito limitada das dúvidas e pretensões, talvez até ocultando as dúvidas para não atrapalhar e sempre nessa limitação orientados para as tarefas rotineiras do interlocutor. Da soma de procedimentos tais, tantos quantos os serviços envolvidos, talvez possamos chegar a bom porto, o que não é garantido.
A dificuldade está em identificar logo no cedo as capacidades de quem nos atende.
por MCV às 01:55 de 15 outubro 2022 
O fantástico carro eléctrico
Há mais de um século os carros eléctricos começaram a perder a corrida que agora querem de novo liderar.
A escassa evolução da capacidade das baterias e da velocidade de carregamento associada aos elevados custos da substituição das mesmas tem aparentemente travado a ultrapassagem.
Há ainda a questão da absurda dependência na fonte dos mesmíssimos combustíveis de origem fóssil cujo uso se quer eliminar.
Não é raro ver uma geringonça qualquer movida por energia eléctrica proveniente de um gerador que trabalha a gasóleo, simbolizando o tal absurdo das centrais eléctricas.
Tudo isto é acompanhado de uma propaganda que promove o fantástico carro eléctrico como uma exigência moderna dos seres ditos de vanguarda.
da última factura da EDP
por MCV às 14:55 de 12 outubro 2022 