Nos últimos anos do século XX, ainda tinha poiso certo no Alentejo, um jovem deu-me a conhecer os James por via de um prato de plástico que, ufano, trouxe para casa autografado pelos membros do grupo.
Um quarto de século depois, disponho-me a recordar as canções dos James no palco do Crato, sítio onde já revi com gosto e boa companhia, sons da minha juventude e da minha madureza.
Cartaz e bilhete roubados aqui e ali por MCV às 08:45 de 30 agosto 2024
A troika
Os figurões e as figurinhas do PS que apareceram a associar Maria Luís Albuquerque à troika ou não têm nada na cabeça, não se lembrando já que foi o próprio PS quem se lançou nos braços da dita ou são intelectualmente desonestos.
Sim, a austeridade, as restrições. É que quando não há dinheiro não há palhaços. por MCV às 16:00 de 29 agosto 2024
As burrices do costume
“Em termos de magnitude, e considerando uma área com um raio de 100 km em torno do epicentro, trata-se do 10º maior sismo ocorrido desde o séc. XVI” – escreve o IPMA num comunicado.
Ora os burros do costume subsomem logo para a totalidade do território e adjacências. Não se dão sequer ao trabalho de ler o corpo da notícia para compor o título.
Correu tudo bem – Presidente da República e Primeiro-Ministro em exercício estiveram à altura dos acontecimentos. por MCV às 00:37
O som do camião
Eu que reclamei aqui em tempos que nunca tinha ouvido nenhum som estranho aquando de um sismo e já senti uma boa remessa deles, devo dizer que hoje ouvi um som estranho*, certamente uma combinação de frequências as mais diversas, desde o edifício ao mobiliário e a tudo o mais. O que parecia, sim, era tratar-se de um efeito especial de algum filme de suspense. Foi o que me ocorreu. Tinha algo de melodia.
Mas não era o camião de que tanta gente fala.
*som que mais alguém ouviu, tendo passado num excerto de filme nos camais de televisão, onde o obtive. por MCV às 11:42 de 26 agosto 2024
Emergência
Então, segundo o responsável máximo da ANEPC, o critério para a activação do mecanismo de emergência é a magnitude de um sismo. Será a partir de 6,1.
Mas um sismo de magnitude inferior a 6,1 pode ter uma intensidade destruidora na zona pericentral.
Falta precisar qualquer coisa nesta declaração.
Sismos sentidos no Continente com magnitude superior ao de hoje desde 1997 segundo o IPMA.
Tabela aqui. por MCV às 09:13
Vizinhança
Diz que há quem ande a estudar a sismogénese da costa ocidental portuguesa e que há muito ainda por esclarecer.
O que é facto é que este sismo ocorreu na zona onde se registou uma crise em Janeiro do ano passado.
Aqui uma lista de sismos registados num raio de 20 km do epicentro do sismo de hoje desde 2022 e o respectivo mapa. por MCV às 08:43
Várias burrices
Uma – a de que o sismo de hoje foi o mais forte sentido por cá e gerado na vizinhança do território desde o de 1969. Errado. O de 12 de Fevereiro de 2007 teve uma magnitude de 5,8. Mas houve outros. Duas - a de que o ponto do território mais próximo do epicentro é o cabo de Sines. Errado. De acordo com as coordenadas fornecidas pelo IPMA, pelo IGN e pelo USGS é o cabo Espichel. por MCV às 07:15
Ignorância greco-latina
Um rapaz dito sismologista quando interrogado num canal de televisão sobre a diferença entre sismo e terramoto, avançou com a explicação de que sismo é uma palavra de origem oriental e terramoto de origem anglo-saxónica, o earthquake.
Em vez de se calar... por MCV às 06:59
De nada serve
De nada serve ter o IM (IPMA) uma página sobre sismos se após um sismo não tem capacidade de resposta.
A burrice técnico-portuguesa em bom estilo.
Em 15 anos não conseguiram resolver.
O USGS já o regista. por MCV às 05:35