O lectótipo do Homo sapiensUma discussão interessante
esta. Mas afinal quem é o lectótipo?
por MCV às 21:30 de 23 março 2007 
A enorme falta de qualidade do jornalismoMede-se por exemplos como estes dois, de hoje, em dois canais diferentes de televisão:
De ignorância: "... na vila de Pinhel...". - Havendo hoje não sei quantas centenas de cidades, é natural que não se conheçam todas as recém-promovidas, embora se exija ao jornalista que se informe, antes de informar. Mas Pinhel? Cidade há mais de dois séculos!
De incapacidade de perceber as coisas: "...[se fosse atendida a pretensão dos empresários de passarmos para a hora mais comum na UE] a hora manter-se-ia inalterada no próximo Domingo." - Esta frase, corrigida no noticiário seguinte, mostra a incapacidade de lidar com o singelo a+b. Mete números.
por MCV às 14:18 
O cão prefectEm tempos, havia nas ruas lisboetas uns cães parecidos com o Ford Prefect, que normalmente atendiam pelo nome de Benfica. Lembram-se deles?
imagem encontrada aqui e modificada
por MCV às 08:08 de 22 março 2007 
VidrãoO que será, que reflexo animal será este que me faz esperar o som de vidros a partirem-se de cada vez que despejo algo dentro do vidrão? E me frustra quando não.
Vulgaris L.
por MCV às 23:38 de 20 março 2007 
Homo sapiens sapiens e outras sub-espéciesO dia de ontem foi fértil em comentários ao que se passou lá para uma certa terra do Norte onde houve arraial.
Do pouco que vi do que por lá sucedeu, não vi nada que me surpreendesse. É o povo na sua expressão. Para o melhor e para o pior, que disso falem os que sabem o que é mau e o que é bom.
É algo que se repete todos os dias, por todas as partes do mundo.
E não tem propriamente a ver com a instrução e a quantidade de coisas que cada um tem na cabeça. Assiste-se a iguais espectáculos protagonizados por gente instruída e que se diz muito ilustrada. É igual. Igualzinho. Varia talvez na qualidade do vocabulário e na tessitura.
Os homens das luzes deveriam talvez ter feito mais uma sub-divisão dos primatas.
Vulgaris L.
por MCV às 21:29 de 19 março 2007 
O enigma da 3ª da ordem (solução)A L T I T U D ETenho uma vaga ideia de ter já visto um ou outro marco quilométrico com o valor da altitude de facto gravada.
Mas a palavra está lá, a cada quilómetro na face oculta, quando os marcos têm todas as indicações regulamentares, menos o seu valor.
É claro que considerei o
vende-se, o
café, o
restaurante, a
paragem, o
stop. Mas, salvo melhor opinião, como isto é pura poesia e não conhecimento científico...


por MCV às 06:14 