É deixá-losNão têm forma de se lembrar da Revolução Francesa. Parece que ainda não eram nascidos aquando dos factos. Por maioria de razão não se lembram da Americana.
por MCV às 19:01 
Sem NorteDe repente, as figuras do debate futebolístico percebem que não sabem onde é que fica o Norte no Estádio Nacional.
O moderador, lesto, diz sorrindo que o Sul é o lado da tribuna.
trecho da Carta Militar de Portugal (norteada) - IGEOEA tribuna fica do lado esquerdo da imagem. A poente, portanto. Para ter sombra à tarde.
por MCV às 23:17 de 28 maio 2007 
A ponte no Montijo e o aeroporto em Rio FrioDesde sempre - e o meu desde sempre é desde os anos 60, que 59 ainda não contou - ouvi falar na ponte que se haveria de construir para o Montijo e no aeroporto que se haveria de implantar para as bandas de Rio Frio.
A ponte estava implicitamente traçada no plano rodoviário de 1945 como sendo o troço inicial da
E.N. 4: Lisboa - Elvas (fronteira) - o km 13 está à saída do Montijo.
Já o aeroporto poder-se-ia antever na polarização de estradas nacionais à volta da região.
E.N. 4, E.N. 5, E. N. 10 e E.N. 11 - estradas principais. E.N. 118, E.N. 119 - estradas de 1ª categoria. Das seis, só a E.N. 4 e a E.N. 10 (de Cacilhas ao Cais do Cabo), que era no plano uma semicircular da margem sul, não têm origem no Montijo.
Mas tudo isto ignorava eu na altura. Apenas ouvia aqui e ali algumas referências prospectivas e me punha a imaginar uma ponte com extensão para vencer o Tejo naquela zona onde as margens por vezes se escondem uma da outra.
A ponte já lá está.
trecho do Plano Rodoviário de 1945 (JAE) - clicar para ampliar
Correcção: A E.N. 11 não começa mas termina no Montijo.
por MCV às 22:18 